Lançamento do livro Estratégias de ensino e aprendizagem em EAD - cobertura

Palavras-chave:

“É como uma mãe que acabou de ter o seu segundo filho. É igual em emoção, ansiedade, satisfação e alegria”. Assim Letícia Machado definiu seu sentimento no lançamento do livro Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EAD: Tendências e Práticas Atuais volume 2, do qual  é organizadora.

A publicação foi desenvolvida por uma equipe formada, em sua grande maioria, por professores da rede estadual de ensino que atuam no projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Ela foi escrita para compartilhar práticas, reflexões, pesquisas e vivências que deram certo na modalidade educação à distancia com outros profissionais.

Segundo Letícia Machado, a obra surgiu da ideia de lançar um trabalho que contemplasse algumas práticas e sua fundamentação teórica. “Eu consegui reunir um grupo de professores do curso que eu coordenava e eles toparam de imediato. Fizemos o volume um e agora estamos lançando o dois”, contou.

O evento, que ocorreu no dia 05 de agosto de 2011, contou com a participação do assessor especial da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, que afirmou que este tipo de projeto qualifica a educação baiana. “Em primeiro plano este livro vai instrumentalizar os professores para que eles entrem em contato com os relatos descritos e possam descobrir que há alternativas de fazer conexão e ligação entre os conteúdos”. Além disso, Nildon ressaltou que a obra é um estímulo para os professores desenvolverem e organizarem, no futuro, uma coletânea de assuntos similares revelando, assim, sua capacidade e autonomia.

Para Eurivalda Santana, chefe de gabinete do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a obra consegue permear várias áreas do conhecimento. “Ela traz o desafio de criar a proposta, aplicá-la, relatá-la e de tornar possível compartilhar com o outro”. Rômulo Birindiba, diretor administrativo e financeiro do instituto, disse que o livro irá preencher uma grande lacuna existente na bibliografia da educação à distância, uma área nova, desafiadora e com pouca literatura.

Deraldo Moraes, autor de um dos capítulos do livro, falou da sensação de fazer parte desta obra. “Eu me sinto muito gratificado porque o livro materializa todo o processo de ensino e aprendizagem, em que pude trazer experiências e socializá-las. É muito gratificante o retorno”. Nesse sentido, a também autora Tatiana Carvalho contou a experiência de sua primeira publicação. “Eu estou muito satisfeita e feliz de compor esse livro que é muito rico de conhecimento. Foi uma união muito feliz da equipe”.

O livro é fruto de um projeto da Secretaria da Educação (SEC) e conta com o apoio do Instituto Anísio Teixeira e da editora Moderna. Letícia Machado ressaltou que o projeto continua e que, no próximo ano, o terceiro volume deve ser lançado. “Hoje à noite estou enviando o convite para quem quiser se agregar para o volume 3. Eu pretendo lançá-lo  entre janeiro e março de 2012”. No lançamento, houve um recital de poesia com a participação de Stael Machado e Anderson Moreira. Além disso, ocorreu um coffee break e um momento de autógrafo para o público, com a participação de familiares e amigos dos autores.

A obra não está à venda nas livrarias. Quem tiver interesse em adquirir deverá fazer uma solicitação através do e-mail lmachado.ead@gmail.com ou do telefone (71) 99714236.

Confira a galeria de fotos do evento