Parabéns IAT!

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira – IAT, órgão em regime especial da Secretaria Estadual da Educação, foi fundado e idealizado como centro de capacitação de professores no dia 10 de novembro de 1992, e é responsável pela concepção e execução da formação dos recursos humanos da rede pública de ensino, por meio da experimentação e pesquisa. Está completando 19 anos de serviços prestados.

Com o intuito de disseminar novas metodologias e compartilhar experiências entre as diversas unidades que compõem a Rede Estadual da Educação, o IAT realiza cursos de formação inicial e continuada, oficinas, seminários, congressos, colóquios, conferências e videoconferências, para professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, bibliotecários, nutricionistas, merendeiras, técnicos em informática e demais profissionais da Educação.

Os recursos tecnológicos para atender as demandas de formação e potencializar o uso da modalidade de educação à distância estão sendo ampliados com o desenvolvimento do programa de difusão de linguagens e tecnologias da Rede Anísio Teixeira, criado com o objetivo de integrar projetos que associam educação às linguagens da comunicação, tais como a da TV Anísio Teixeira, do Conteúdo Digitais Educacionais, do Portal da Educação, da Rádio Web e de publicações impressas, como o Informes IAT.

Visionário - O educador que dá nome ao instituto, Anísio Spínola Teixeira, nasceu em 12 de julho de 1900 na cidade baiana de Caetité. Filho de fazendeiro, estudou em colégios de jesuítas na Bahia e cursou direito na Universidade do Rio de Janeiro. Diplomou-se em 1922 e em 1924 já era inspetor-geral do ensino na Bahia. Viajando pela Europa em 1925, pesquisou os sistemas de ensino da Espanha, Bélgica, Itália e França e com o mesmo objetivo fez duas viagens aos Estados Unidos entre1927 e 1929.

De volta ao Brasil, foi nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, onde criou, entre 1931 e 1935, uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade. Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado.

Formação - Os programas de Formação Continuada e Inicial promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, fazem parte do Plano Estadual de Formação dos Profissionais de Educação, que busca não só a capacitação, mas a valorização dos profissionais da educação pública do Estado. As ações de formação estão afinadas com as propostas federais, articuladas pelo Ministério da Educação – MEC, através do Plano Nacional de Formação dos Professores.

O estado da Bahia é pioneiro na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios baianos, a oferta de graduação em licenciatura para os professores que não possuem ou que atuam em área distinta de sua formação inicial. Esses cursos são ofertados para os educadores da rede nas modalidades presencial e à distância. Já os cursos de formação continuada são ofertados através de pós-graduação de lato e stricto sensu, seminários e videoconferências, colóquios, encontros de qualificações e oficinas. O objetivo dessas formações é o de atualizar os profissionais e disseminar informações de caráter científico e cultural, com a natureza e especificidade das diversas áreas do conhecimento.

A implantação das ações de formação continuada e inicial tem seguido diretrizes descentralizadas e contextualizadas com a realidade local, e do profissional, permitindo, assim, que mais educadores possam ter acesso a essas capacitações. Essas ações também estão voltadas para a promoção da cidadania e da defesa dos direitos humanos. Os cursos oferecidos estão acessíveis a todos os professores que fazem parte das redes estadual e municipal de ensino, através do cadastro no sistema de inscrições online no portal do educador baiano e da Plataforma Paulo Freire.

Organograma e espaço físico- O Instituto é composto por uma diretoria geral, uma diretoria de educação à distância, uma de formação e experimentação e outra, administrativo-financeira. Por meio delas, o Instituto realiza cursos de formação inicial e continuada para os educadores da rede pública estadual de ensino.

O IAT possui, ainda, sete salas de aula, duas salas de videoconferência, uma biblioteca, um auditório, uma videoteca e uma extensa área para estacionamento. Além disso, dispõe de uma estrutura de hotel com 25 quartos, 90 leitos, sendo três suítes, três banheiros coletivos, serviço de camareiras, arrumadeiras, restaurante e um Centro Digital Cidadão – CDC, que oferece acesso à internet gratuito. São 19 anos de bons serviços prestados à educação pública da Bahia.