Começam as atividades da II Feira de Ciências

Palavras-chave:

A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, deu início às atividades para a realização da II Feira de Ciências da Bahia, que acontece no segundo semestre deste ano.

O projeto tem como objetivo estimular o ensino-aprendizagem das ciências na Educação Básica e valorizar as boas iniciativas nesse âmbito, assim como socializar, em nível estadual, os esforços de cada escola. Além disso, a feira, ao ser aberta à população, se caracteriza, também, como um espaço não formal de acesso à ciência e de divulgação científica dos princípios das ciências exatas, da natureza, da matemática, das ciências humanas e das engenharias. Tudo isso com o intuito de estimular a experimentação e a pesquisa científica nas escolas da educação básica, através dos ensinos fundamental, médio e profissional.

A Feira de Ciências da Bahia atende a uma necessidade cada vez mais premente na rede estadual de ensino, que é a do protagonismo dos estudantes e do estímulo ao ensino e aprendizado de ciências. A democratização e popularização dos saberes em eventos dessa natureza, e a oportunidade que estudantes e professores têm de mostrarem seus potenciais, confluem para a mudança dos índices observados em pesquisas e avaliações relacionadas a essa temática.

Em 2011, a I Feira de Ciências da Bahia mobilizou a comunidade escolar através da execução de projetos concebidos por estudantes, e orientados por professores da rede pública que, por sua vez, obtiveram do Instituto Anísio Teixeira uma formação continuada em prática pedagógica na educação básica.

Neste ano, a feira terá um papel proativo de intercâmbio, de formação de profissionais da Educação e dinamizador da produção científica. Além disso, estão ocorrendo articulações para elevar o número de professores, alunos, municípios e escolas atendidas pelo projeto. Segundo Rogério Lima, coordenador da II Feira de Ciências da Bahia, o diferencial este ano é a parceria com a VII Feira Baiana de Matemática, que possibilitará a participação de professores da rede municipal no curso de formação e nas outras etapas do projeto.  “Temos a expectativa de trabalhar com a exposição de 200 projetos na feira estadual e a possibilidade de filiação com outras feiras do país. Um elemento motivador para os estudantes é a chance de expor seus trabalhos na FEBRACE, em São Paulo, e na Feira Ciência Jovem, em Pernambuco, parceiras neste projeto desde a concepção”, conta Rogério.

ETAPAS - As atividades da II Feira começam com a divulgação da chamada pública para adesão dos professores e escolas e o curso de formação de professores, ainda nesse primeiro semestre. Já no segundo, acontece a realização das feiras escolares/municipais  que culminam com a feira estadual.

Até o dia 04 de março, estão abertas AQUI as inscrições para o curso de formação para a Prática Pedagógica na Educação Básica.  Ele será oferecido na modalidade a distância com carga horária de 200 horas, sendo 152 online, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (moodle), 40 presencias, distribuídas em cinco encontros, nos dias 13/04, 11/05, 15/06, 06/07 e 27/07 de 2012, nos polos de videoconferência do Estado, e oito horas correspondentes à realização de uma feira local.

CHAMADA PÚBLICA

A realização deste curso resultará no desenvolvimento de feiras de ciências escolares que permitem acesso à II Feira de Ciências da Bahia.  As orientações e os critérios para execução desta ação serão embasados pela chamada pública elaborada pela equipe do IAT, responsável pelo projeto.

A II Feira de Ciências da Bahia faz parte do projeto Ciência na Escola, que é um programa da Secretaria Estadual da Educação voltado para o fortalecimento de práticas de iniciação científica no cotidiano escolar, com o objeto de valorizar a alfabetização científica para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, considerada como componente básico da educaçã,o bem como a formação cidadã.

TERMO DE ADESÃO