Escola Estadual Raul Sá inicia oficinas do Mais Educação

Palavras-chave:

Música, dança e muita animação marcaram a abertura da edição de 2011 do Mais Educação na Escola Estadual Raul Sá, no bairro de Mussurunga, em Salvador. Com o objetivo de mostrar as atividades desenvolvidas nas oficinas do Programa para os estudantes, o evento realizado na segunda-feira (9), na sede da escola, contou com as apresentações da fanfarra escolar, de dança afro, balé e capoeira.

A diretora Liliane Fonseca ressalta a importância do Mais Educação para o desempenho dos alunos nas aulas regulares. “O Programa não só ocupa o tempo ocioso dos estudantes, como também auxilia no comportamento e no próprio estudo em sala de aula, no letramento e na matemática”, explica.

De acordo com a diretora, cerca de 70% dos estudantes do Raul Sá participaram do Mais Educação em 2010. Neste ano, esta marca já foi superada, com a inscrição de cerca de 90% do total de estudantes. Ere Silva, de 8 anos, que cursa a 3ª série do ensino fundamental, é uma participante ativa das atividades. Ela quer repetir o desempenho do ano passado em cinco oficinas. “Espero que esse ano seja legal. Vou fazer dança moderna, balé, música, matemática e informática”, enumera.

A professora Célia Mercês foi a fundadora do Programa na escola e trabalha com as oficinas de horta há três anos. “Tivemos alunos que entraram com um comportamento desagradável e hoje são pessoas calmas, interessadas e apaixonadas pela terra. Elas cuidam do meio ambiente não só dentro da escola, mas também em casa e nos lugares que frequentam”, ressalta.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades nas áreas pedagógica, de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. As oficinas acontecem durante todo o ano, em turno diferente das aulas dos estudantes.

Na Bahia, a edição de 2010 contou com a participação de estudantes de 398 escolas estaduais em 29 municípios baianos. Em 2011, o Mais Educação vai beneficiar 538 unidades escolares em todo o Estado.