Educação e Cultura conectadas em palestra na Bienal do Livro Bahia 2024

Palavras-chave:
Foto: Yasmim Marinho

Na tarde desta terça-feira (30), a Arena Jovem da Bienal do Livro da Bahia 2024, abriu espaço para o bate-papo “Educação e Cultura: Conexões na Formação da Juventude Baiana”. Com a presença da secretária de Educação do Estado, em exercício, Rowenna Brito, e do secretário de Cultura Estado, Bruno Monteiro, a conversa mediada pelo professor e ex-diretor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ordep Serra, levantou o debate sobre a importância da participação dos estudantes da rede estadual no evento e da união entre os setores da Cultura e Educação na formação social, profissional e humana dos jovens.

Em sua fala, a secretária Rowenna Brito compartilhou a sua satisfação em ver a participação dos estudantes da rede na Bienal. “É gratificante ver todos esses meninos, meninas e professores da rede estadual aqui no evento. Disponibilizar vales-livro para que esses estudantes, dos diversos bairros de Salvador e municípios aqui presentes, acessem os livros tem muito significado e só reforça a nossa crença de que os estudantes precisam alcançar todos os espaços. Formar leitores é uma tarefa difícil, mas como educadora e parte da Secretaria da Educação não tenho medo desse desafio”.

A palestra evidenciou a necessidade da interação entre as secretarias da Cultura e Educação. Bruno Monteiro enfatizou que essas áreas têm o poder preparar os jovens e estudantes para enfrentar os desafios do mundo. “Essa é uma parceria vital para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais produtiva. Quando falamos nessa junção, não é apenas sobre levar a educação artística para o ambiente escolar, mas sim pensando na real troca de como a cultura, com todo seu caráter lúdico e o seu poder de brincar com o imaginário pode e deve contribuir para o processo educacional e torna a educação mais acessível e inclusiva”.

Durante sua passagem pela bienal a secretária também visitou o estande do Governo do Estado, conversou com estudantes e professores da rede e prestigiou expositores e representantes das editoras universitárias.