Eleições de líderes de classe mobilizam estudantes da rede estadual

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Esta semana marca um momento histórico para os estudantes da rede estadual de ensino, que de quarta (27/05) a sexta-feira (29/05), irão eleger os líderes de classe, na primeira eleição geral promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para potencializar a participação dos jovens nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa. Serão escolhidos, em todo o Estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Nestes dias que antecedem o processo eletivo, os estudantes que lançaram suas candidaturas para concorrer ao pleito, estão mobilizados, ativamente, dinamizando o ambiente escolar. No Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no Imbuí, por exemplo, os estudantes participam entusiasmados do processo eleitoral, por meio de seminários, palestras e produção de painéis informativos.

Ao todo, o colégio contará com 78 representantes, nos três turnos, entre líderes e vice-líderes, que atuarão como porta-vozes das turmas, junto aos gestores da escola. Esse é o principal requisito para um líder de classe, segundo a candidata do 3º B, E.S., 18 anos. “Gosto de ser uma porta-voz de sala”, explicou. Para R.F., 17 anos, candidato a vice-líder do 3º D, é necessária a figura do representante de turma. “Somos nós que conhecemos a escola, é importante esse contato entre os estudantes e direção para ter uma escola melhor”, declarou.

Veja todas as fotos da mobilização no Colégio Rômulo Almeida

Como articulador e propositor para melhorias nas unidades de ensino, de acordo com as necessidades da rua turma, o líder de classe tem o papel fundamental de apresentar as particularidade e demandas de cada uma delas, considera a professora de Arte do Colégio Rômulo Almeida, Mércia Dione Barretto. “Todo contato com as turmas será através dos líderes, se tivéssemos que reunir todos os alunos seria difícil. O líder tem o papel de multiplicador, de repassar e trazer a realidade da sua sala para o conhecimento da direção”, destacou.

Podem participar das eleições para líderes de classe, todos os estudantes da rede estadual matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade. A Secretaria da Educação, também, vai promover a escolha de dois representantes (líder e vice-líder), por unidade escolar, para compor uma coordenação. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude.